Ligue agora

Alimentos que podem causar dor de cabeça

Saiba quais alimentos estão na da lista dos vilões.

A dor de cabeça pode atingir todas as faixas etárias e é perceptível o incômodo que causa em um indivíduo. Desde andar de um lado para outro, até chegar a procurar um local isolado e escuro.


A causa da dor pode compreender inúmeros fatores, desde esforço físico à mudança brusca de temperatura. Mas a causa que discutiremos será a respeito dos alimentos.


A lista de possíveis alimentos que podem desencadear a dor de cabeça são:
 

Café: o recomendável é ingerir três xícaras por dia. Tanto o consumo excessivo quanto a falta do café podem provocar a dor de cabeça.


Realçadores de sabor: realçadores de sabor são temperos artificiais e o exemplo mais popular é o caldo de galinha.

Os realçadores tem em sua composição o glutamato monossódico e seu elemento base é o ácido glutâmico.

Salaminhos e petiscos semelhantes: O composto químico nitrito é responsável pela coloração de salsichas, bacons e derivados. Em excesso, ele provoca a vasodilatação que passa a ser um fator prejudicial a quem sofre de enxaqueca.

 

Chocolate: A teobromina, estimulante e vasodilatador, é a responsável no caso do chocolate. No chocolate branco, a quantidade é menor. A dor de cabeça pode ser desencadeada a partir do momento que ocorre o consumo exagerado, a compulsão dos chocólatras.

 

Queijos: Afetam o sistema nervoso, independentemente de seu grau de gordura. “Os queijos são derivados lácteos e possuem componentes que provocam a dor como proteínas grandes demais para serem digeridas”, comenta Laís, nutricionista da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

 

No entanto, não podemos generalizar os alimentos pois cada organismo possui sua particularidade e diferentes reações. O melhor a fazer é se atentar aos alimentos consumidos e seus efeitos.

Av. Nove de Julho, 1451
Tel.: (16) 3515-4500
2º a 6º, das 6h30 às 19h | Sábado, das 7h às 12h
Av. Nove de Julho, 1410 (Behring/Núcleus)
Tel.: (16) 3516-0100
2º a 6º, das 7h às 17h30 | Sábado, das 7h às 12h
Centro Médico RibeirãoShopping - sala​s​ 24 e 25
Tel.: (16) 3515​-4550
Segunda a Sábado, das 7h às 19h
Responsável Técnico: Dra. Maria das Graças Elias de Assis - CRF 8713-SP