Menu Menu
Instagram | Laboratório Behring Facebook | Laboratório Behring

Blogs • 12/02/2024

Câncer na infância: fique atento aos sinais

Câncer na infância: fique atento aos sinais

Desde 2002, a luta contra o câncer infantil recebeu uma data para ser lembrada: o dia 15 de fevereiro. Instituída como o Dia Internacional do Câncer na Infância, a iniciativa tem como objetivo informar, conscientizar sobre o câncer infantil e prestar apoio aos pacientes e familiares.

O câncer é o nome dado ao grupo de doenças que têm como característica a propagação desgovernada de células anormais, podendo ocorrer em qualquer parte do organismo. Nas crianças, ele geralmente afeta os tecidos de sustentação e as células do sistema sanguíneo.

Todos os anos, milhares de crianças são diagnosticadas com algum tipo de câncer em todo o mundo. Segundo o INCA(Instituto Nacional de Câncer), no Brasil, o câncer já corresponde a primeira causa de morte por doença em crianças.

Os tipos mais comuns de câncer infantil são: leucemias (câncer dos tecidos produtores de sangue), linfomas (câncer do sistema linfático) e tumores cerebrais que atingem o sistema nervoso central.Mas outros tipos de câncer também são recorrentes, como: neuroblastoma (tumor de células do sistema nervoso periférico); tumor de Wilms (tumor renal);retinoblastoma (afeta a retina); osteossarcoma (tumor ósseo), sarcomas (tumores de partes moles), etc.

Nas crianças, o câncer apresenta características diferentes em comparação com os adultos. Nelas, a proliferação da doença acontece rapidamente, pois as células que sofrem mutações se multiplicam de forma acelerada. Por outro lado, as crianças respondem melhor ao tratamento, o que aumenta consideravelmente as chances de cura.

Quanto aos sintomas, é preciso estar sempre atento. Acenda o sinal de alerta caso a criança apresentar:

  • Perda de peso;
  • Palidez;
  • Manchas roxas na pele, caroços ou inchaços sem sinais de traumas ou infeções;
  • Dor óssea e nas articulações;
  • Febre persistente, dores de cabeça, vômito;
  • Perda de equilíbrio ou da coordenação;
  • Gânglios inchados;
  • Distúrbios visuais;
  • Entre outros.

As causas de câncer infantil são desconhecidas. E como para as crianças não há medidas de prevenção para evitá-lo, estar atento aos sinais é fundamental.

Geralmente, os sintomas de câncer podem ser confundidos com outras doenças comuns na infância, o que pode resultar na sua identificação tardia. Assim, é muito importante manter as idas frequentes ao pediatra e, ao notar alguma anormalidade ou sintomas persistentes, procurar ajuda imediatamente, pois será imprescindível para um diagnóstico precoce e aumentar as chances de cura.

Por isso, sempre que precisar, o Laboratório Behring tem à sua disposição vários exames com a mais alta tecnologia e foco na qualidade dos resultados. Para saber mais ou tirar alguma, entre em contato conosco pelo telefone (16) 3516-4500, WhatsApp (16) 3515-4500 ou aqui mesmo pelo site.

Matriz

Av. Nove de Julho, 1451

(16) 3515-4500(16) 3516-4500

(16) 3515-4500

De segunda a sexta
das 6h às 18h30
Sábado, das 6h às 13h

Veja como chegar

Behring / Nucleus

Av. Nove de Julho, 1410

(16) 3516-0100

De segunda a sexta
das 7h às 11h
Sábado, das 7h às 11h

Veja como chegar

Centro Médico RibeirãoShopping

Av. Cel. Fernando F. Leite, 1540
Salas 24 e 25

(16) 3515-4550

De segunda a sexta
das 7h às 20h
Sábado, das 7h às 16h

Veja como chegar
Topo