Menu Menu
Instagram | Laboratório Behring Facebook | Laboratório Behring

Blogs • 09/02/2018

Tenha apenas boas lembranças do seu carnaval. Previna-se.

A sua festa pode e deve ter apenas boas recordações. Alegrias, novos amigos e, porque não, um novo amor. Mas, não se esqueça, as doenças sexualmente transmissíveis são diversas e podem, ou não, apresentar sintomas. Seguem as doenças mais vigentes: sífilis, HPV, gonorreia, herpes genital, hepatite e Aids.

O carnaval é uma época propícia para o contágio das DSTs devido ao uso abusivo de álcool e drogas que deixam as pessoas, principalmente os jovens, mais soltas, desinibidas, proporcionando maior aproximação e, com a falta do uso de preservativos, facilitam a transmissão das doenças.

Contágio: a forma mais frequente de contágio são as relações sexuais, porém não é a única. A transmissão na gestação ou em transfusões de sangue também ocorrem.
Os sintomas, como dito no início do texto, nem sempre são perceptíveis, mas os mais vigentes e que devemos ficar em alerta são: verrugas ou feridas na região genital, coceiras, corrimentos, manchas na pele, fraqueza e perda de peso.

Tratamento: a maioria das DSTs pode ter cura através de tratamentos oferecidos pelo posto de saúde. Infelizmente, a Aids ainda é uma exceção e não tem cura, mas seu tratamento tem ótimo efeito, mesmo sendo necessário durante a vida inteira dos pacientes infectados. Caso você tenha participado de uma situação de risco, você pode recorrer ao PEP (Profilaxia Pós-Exposição). O serviço se trata de um atendimento emergencial no qual é indicado que se inicie em 2 horas após a exposição ao HIV e o tempo máximo é de 72 horas.

Prevenção: a prevenção é fácil, basta uma dose de consciência de cada um com o uso de preservativos em todas as suas relações. A gravidez indesejada é outra situação que pode ser evitada com o uso da camisinha. Tenha o preservativo sempre em mãos, não dependa somente do seu parceiro e lembre-se que a distribuição de camisinhas nos postos de saúde é gratuita.

Outra forma interessante de ministrar um tratamento é realizando exames pós carnaval. Você fica despreocupado caso o resultado seja negativo e tem a possibilidade de um tratamento mais rápido e leve caso seja positivo.

Cuide-se. Sua vida e os bons momentos agradecem.

Matriz

Av. Nove de Julho, 1451