Menu Menu
Instagram | Laboratório Behring Facebook | Laboratório Behring

Blogs • 01/08/2018

Você tem cuidado do seu coração?

Você tem cuidado do seu coração?

Os cuidados com este órgão tão precioso incluem bons hábitos, que resultam em uma melhor qualidade de vida.

Aproveitando o dia do cardiologista, 14 de agosto, vamos fazer a seguinte pergunta: você tem cuidado do seu coração?

O número de complicações causadas por doenças do coração como AVC, infarto e outros ainda são alarmantes e podem ser amenizados com hábitos saudáveis e fáceis de incluir em sua rotina.

Duas doenças extremamente prejudiciais para o coração são as mais comuns entre os brasileiros: a obesidade e a hipertensão. Segundo o Ministério da Saúde, cerca de 30 milhões de brasileiros possuem a hipertensão e 12 milhões possuem a doença, mas não estão cientes.

A obesidade, principal responsável por estimular a hipertensão, é uma grande inimiga não somente do coração, mas de todo sistema circulatório pois aumenta a pressão arterial e causa insuficiência cardíaca.

Mas alguns hábitos saudáveis podem salvar seu coração dos inimigos citados acima:

• Diminua a ingestão de carnes: o consumo de carnes, principalmente da carne vermelha, possui grande quantidade de colesterol. O ideal é moderar o consumo de carne para três vezes por semana, sempre de olho nos outros alimentos que contenham colesterol para que seu bom hábito não se torne em vão.

• Reduza o consumo de açúcar: o consumo sem moderação do açúcar pode aumentar o nível de lipídios. Pesquisadores comprovaram que pessoas que ingeriam uma quantidade maior de açúcar, eram mais propensos às doenças cardiovasculares, segundo um estudo publicado no Journal of American Medical Association.

• Elimine o stresse: este grande inimigo do coração e da nossa vida social causa a ansiedade, que aumenta a liberação de cortisol no organismo. Hormônio responsável por aumentar a quantidade de glicose no sangue, resultando em doenças como diabetes, falta de controle do colesterol e altos níveis de triglicérides.

• Inclua vitamina D em sua dieta: a sua falta pode desencadear a hipertensão em mulheres, segundo um estudo realizado na Universidade de Michigan. A vitamina D, além de poder ser encontrada em alimentos como a gema de ovo, manteiga e fígado, também pode ser estimulada com a exposição de 15 minutos ao sol.

Dê preferência aos óleos vegetais: estes, como o óleo de azeite e de canola, possuem gorduras monoinsaturadas que auxiliam na redução de taxas de LDL, que no caso é o colesterol prejudicial. Os óleos que possuem gorduras poli-insaturadas, como os óleos de girassol, milho e de soja, elevam os níveis de HDL, que no caso, é o bom colesterol.

• Aposte nos vegetais: segundo um estudo científico divulgado no periódico americano Circulation, a ingestão de proteínas de origem vegetal podem reduzir  a pressão arterial.

• Durma bem: a apneia, ronco que vai aumentando gradualmente, pode estimular a variação da pressão arterial, segundo o presidente da Sociedade Brasileira de Hipertensão (SBH).

Restrinja o consumo de sal: o sódio e a pressão arterial possuem ligação direta, e o maior perigo está nos alimentos industrializados, fast-foods, comidas congeladas e etc.

• Consuma pequenas doses de vinho: o resveratrol, substância antioxidante encontrada nas uvas, pode auxiliar beneficiar o coração, diminuindo o colesterol ruim, o LDL e o envelhecimento.

• Pratique exercícios físicos: principalmente os aeróbicos, pois estimulam a circulação sanguínea e fortalecem os músculos do coração.

Viu como é fácil valorizar a saúde do seu coração? Dê este presente ao órgão que está do lado esquerdo do seu peito, consulte seu cardiologista e mude seus hábitos.

Matriz

Av. Nove de Julho, 1451

(16) 3515-4500(16) 3516-4500

(16) 3515-4500

De segunda a sexta
das 6h às 18h30
Sábado, das 6h às 13h

Veja como chegar

Behring / Nucleus

Av. Nove de Julho, 1410

(16) 3516-0100

De segunda a sexta
das 7h às 11h
Sábado, das 7h às 11h

Veja como chegar

Centro Médico RibeirãoShopping

Av. Cel. Fernando F. Leite, 1540
Salas 24 e 25

(16) 3515-4550

De segunda a sexta
das 7h às 20h
Sábado, das 7h às 16h

Veja como chegar
Topo