Menu Menu
Instagram | Laboratório Behring Facebook | Laboratório Behring

Blogs • 02/05/2024

Maio Roxo: cuide da sua saúde intestinal

Maio Roxo: cuide da sua saúde intestinal

Você costuma cuidar da saúde do seu intestino? É comum que a saúde intestinal seja um assunto pouco falado entre as pessoas. Outros tópicos médicos, como problemas cardíacos e psicológicos, acabam ganhando maior notoriedade e sendo mais discutidos na sociedade.

Para ajudar a disseminar um pouco mais de conhecimento a respeito das doenças inflamatórias intestinais (DIIs) e estimular o cuidado com a saúde do intestino, no mês de maio celebra-se a campanha Maio Roxo.

Embora sejam doenças crônicas, existem tratamentos eficazes que ajudam a estabilizar as DIIs. O diagnóstico precoce é primordial para evitar o avanço ou a piora do quadro e dos seus sintomas.

Conheça um pouco mais sobre as doenças inflamatórias intestinais.

Quais são as principais doenças inflamatórias intestinais?

Doença de Crohn: é uma doença inflamatória crônica que afeta principalmente o intestino grosso (cólon) e a parte inferior do intestino delgado. Não se sabe ao certo a sua causa, mas suspeita-se que seu desenvolvimento possa estar relacionado com uma desregulação do sistema imune. O tratamento não traz a cura, mas melhora os sintomas.

Retocolite ulcerativa: é caracterizada por ser uma inflamação que acomete principalmente o revestimento interno (mucosa) do reto ou do intestino grosso (cólon). As suas causas são desconhecidas e é uma doença crônica. O tratamento ajuda a amenizar os sintomas.

Quais os sintomas mais comuns das DIIs?

As doenças inflamatórias intestinais possuem um leque variado de sintomas. Dentre eles, temos:

  • Cólica abdominal;
  • Presença de sangue nas fezes;
  • Diarreia;
  • Perda de peso;
  • Sintomas extraintestinais que podem atingir os olhos, pele e articulações.

É importante frisar que a intensidade dos sintomas é variável e o paciente pode possuir períodos de remissão intercalados com surtos dos sinais clínicos.


Como prevenir?

Por serem multifatoriais e não possuírem uma causa exata definida, a melhor forma de prevenção das doenças inflamatórias intestinais é a adoção de hábitos saudáveis. A prática de exercícios físicos regulares aliada a uma dieta balanceada são essenciais para prevenir o surgimento dessa e outras doenças. Evitar o consumo de álcool e cigarro também é importante.

Tratamento e diagnóstico

O tratamento envolve, em alguns casos, o uso de antibióticos, supressores imunes e inibidores inflamatórios. Ressalta-se que não são todos os anti-inflamatórios que podem ser usados. Alguns fármacos podem piorar o quadro da doença. Portanto, sempre consulte um especialista antes de iniciar alguma medicação.

Nos casos de agravamento da doença, um médico poderá indicar uma intervenção cirúrgica. As DIIs não têm cura e os tratamentos auxiliam apenas na redução dos sintomas.

O diagnóstico é feito através da análise dos sintomas e realização de exames, como a endoscopia e biópsias das lesões intestinais. Exames de sangue e bioquímicos também podem ser feitos para auxiliar na determinação do quadro.

É importante que as doenças inflamatórias intestinais sejam diagnosticadas de forma precoce, assim, as chances de sucesso do tratamento são maiores, além de garantir o bem-estar do paciente.

Atente-se aos sintomas. Não deixe de procurar ajuda médica ao notar qualquer alteração. Prevenção é saúde, e com saúde não se brinca. Conte com o Laboratório Behring sempre.

Matriz

Av. Nove de Julho, 1451

(16) 3515-4500(16) 3516-4500

(16) 3515-4500

De segunda a sexta
das 6h às 18h30
Sábado, das 6h às 13h

Veja como chegar

Behring / Nucleus

Av. Nove de Julho, 1410

(16) 3516-0100

De segunda a sexta
das 7h às 11h
Sábado, das 7h às 11h

Veja como chegar

Centro Médico RibeirãoShopping

Av. Cel. Fernando F. Leite, 1540
Salas 24 e 25

(16) 3515-4550

De segunda a sexta
das 7h às 20h
Sábado, das 7h às 16h

Veja como chegar
Topo