Ligue agora

Cuidados especiais com a voz

Diariamente, profissionais de diversas áreas de atuação utilizam a voz como um de seus instrumentos de trabalho, são professores, cantores, advogados, palestrantes, médicos entre tantos outros que, por fazerem um uso mais frequente e exaustivo de suas cordas vocais, necessitam ter ainda mais cuidado, de forma a evitar o desenvolvimento de problemas de voz.

 

Apesar do aparecimento dessas enfermidades ser muito perigoso, grande parte das pessoas ainda desconhece que tipo de situações podem causá-las. Seu desenvolvimento pode se dar, por exemplo, como consequência de outras doenças, como infecções respiratórias superiores, inflamação causada por refluxo gastroesofágico, doenças neurológicas e câncer na laringe. Fora isso, traumas psicológicos e o uso excessivo davoz também são fatores de risco.

 

Tão importante quanto saber as causalidades é conscientizar-se acerca de sua prevenção. Por isso, trouxemos 5 dicas que podem te auxiliar.

 

1. Atente-se ao consumo de bebidas alcoólicas, ele pode ser muito prejudicial, uma vez que o álcool irrita as membranas mucosas que revestem a garganta.

 

2. Procure manter uma dieta balanceada e equilibrada, rica em grãos, frutas e legumes. Esses alimentos auxiliam na manutenção, não só dasaúde da garganta, mas de todo o corpo.

 

3. Não fumare evitar ao máximo o fumo passivo também são de extrema importância. Essa prática é muito prejudicial e pode contribuir para o desenvolvimento de inúmerasdoenças, além de irritar aspregas vocais.

 

4. Evite bochechos ou gargarejos com produtos que contenham álcool. Opte por enxaguantes bucais sem álcool na composição. Procure seu médico e/ou dentista para indicações dos produtos mais adequados.

 

5. Evite falar ou cantar quando a voz está rouca. Também evite falar em lugares barulhentos, pois tentar manter o tom de voz acima do ruído pode tencionar ascordas vocais.

 

Não se esqueça, ao perceber problemas na voz procure um médico especializado e não se automedique. Apenas esses profissionais podem indicar quais medicamentos são mais seguros para o seu caso.

Av. Nove de Julho, 1451
Tel.: (16) 3515-4500
2º a 6º, das 6h30 às 19h | Sábado, das 7h às 12h
Av. Nove de Julho, 1410 (Behring/Núcleus)
Tel.: (16) 3516-0100
2º a 6º, das 7h às 17h30 | Sábado, das 7h às 12h
Centro Médico RibeirãoShopping - sala​s​ 24 e 25
Tel.: (16) 3515​-4550
Segunda a Sábado, das 7h às 19h
Responsável Técnico: Dra. Maria das Graças Elias de Assis - CRF 8713-SP