Menu Menu
Instagram | Laboratório Behring Facebook | Laboratório Behring
Março Amarelo e Lilás - Mês de atenção à saúde da mulher Março Amarelo e Lilás - Mês de atenção à saúde da mulher

Toda mulher merece amor, carinho, atenção e saúde.
O mês de março é marcado pela celebração do Dia Internacional da Mulher e, também, pelas campanhas "Março Amarelo" e "Março Lilás".


Essas campanhas têm como objetivo trazer informações para a sociedade a respeito de duas doenças que acometem exclusivamente as mulheres: a endometriose e o câncer de colo de útero.

Seja homem ou mulher, conhecer a respeito dessas doenças, que podem ter um curso silencioso, é uma necessidade que independe do gênero – cuidar da nossa saúde e daqueles que amamos é essencial.

Separamos abaixo as principais características dessas afecções, sintomas e qual a melhor forma de prevenção:

Março Amarelo e Lilás - Mês de atenção à saúde da mulher

De acordo com o Ministério da Saúde, 1 em cada 10 mulheres sofre com a endometriose. Porém, estima-se que cerca de 20% dos casos ocorram de forma silenciosa, sem sinais clínicos evidentes, o que acaba atrapalhando bastante o seu diagnóstico.

O endométrio é caracterizado por ser uma camada de células que reveste o útero. Quando esse tecido, que reveste o útero, cresce de forma anormal e se desenvolve em outros órgãos (como ovários, tuba uterina e intestino) é desenvolvida a endometriose.

Alguns sinais clínicos são:

A endometriose não tem cura. Porém, com o acompanhamento correto, é possível diminuir os sintomas e o desconforto causados por ela, além de evitar complicações.

Março Amarelo e Lilás - Mês de atenção à saúde da mulher

O câncer de colo de útero é a terceira doença que mais atinge as mulheres brasileiras, ficando atrás apenas do câncer de mama e do câncer colorretal. Esse tipo de câncer também é considerado a quarta causa de morte em mulheres. Apesar dos dados alarmantes, quando detectado a tempo, possui grandes chances de cura.

Assim como a endometriose, o câncer de colo de útero pode ter uma evolução lenta e silenciosa, acometendo principalmente mulheres entre 40 e 60 anos - mas pode atingir todas as idades.

Os sinais clínicos englobam:

A Organização Mundial da Saúde (OMS) acredita que um dos principais pré-requisitos para o surgimento do câncer de colo de útero é a infecção por alguns tipos de HPV (vírus do papiloma humano), que são transmitidos sexualmente. Atualmente a vacina contra o HPV, que inclui as principais variantes causadas do câncer de colo de útero, é distribuída gratuitamente pelo SUS e recomendada para meninos e meninas entre 9 a 14 anos, além de outros grupos de risco, com vítimas de abuso sexual.

PREVENÇÃO

A melhor forma de prevenir as duas doenças é mantendo visitas regulares ao ginecologista pelo menos uma vez ao ano, desde a primeira menstruação até, pelo menos, os 64 anos de idade. Exames de imagem, como o ultrassom convencional e o ultrassom transvaginal, e o Papanicolau são excelentes aliados no combate a essas patologias.

Compartilhe essas informações com amigos e familiares. Prevenção é saúde, e com saúde não se brinca. Laboratório Behring, sempre com você e por você.

Matriz

Av. Nove de Julho, 1451

(16) 3515-4500(16) 3516-4500

(16) 3515-4500

De segunda a sexta
das 6h às 18h30
Sábado, das 6h às 13h

Veja como chegar

Behring / Nucleus

Av. Nove de Julho, 1410

(16) 3516-0100

De segunda a sexta
das 7h às 11h
Sábado, das 7h às 11h

Veja como chegar

Centro Médico RibeirãoShopping

Av. Cel. Fernando F. Leite, 1540
Salas 24 e 25

(16) 3515-4550

De segunda a sexta
das 7h às 20h
Sábado, das 7h às 16h

Veja como chegar
Topo